Blog

Últimas Notícias

Entenda a diferença entre o EX Works e Free

Os Termos Internacionais de Comércio, ou apenas Incoterms, consistem em regulamentações padrão indispensáveis para quem negocia produtos no exterior. Essas normas são utilizadas, sobretudo, para determinar aspectos e detalhes do comércio internacional de produtos, e são responsáveis por definir quem será o responsável pelo seguro da carga, pelo frete, ou ainda onde será o ponto de entrega, por exemplo.

Os Incoterms podem ser divididos em 11 modalidades, que incluem Ex Works (EXW) e Free On Board (FOB), modalidades utilizadas para especificar situações onde os vendedores possuem a responsabilidade de realizar a preparação dos bens e a disposição da mercadoria em um local específico para que o comprador faça o transporte.

Apesar de aparentemente similares, ambas têm responsabilidades e obrigações diferentes. Entenda:

  • Ex Works (EXW)

O contrato comercial EXW destaca que quem ficará responsável por disponibilizar os produtos para a retirada será o vendedor em seu próprio armazém. Desse modo, o mesmo não ficará imcumbido pela parte do transporte, sendo esse de responsabilidade do comprador. Além disso, o comprador também se responsabiliza por eventuais problemas durante o transporte dos bens.

  • Free On Board (FOB)

Já quando um vendedor e comprador firmam um acordo da modalidade FOB, o vendedor fica encarregado de entregar os bens em um porto definido pelo comprador na hora do encerramento do contrato comercial, sendo também o responsável pelo transporte das mercadorias até o porto. O comprador, nesse caso, será encarregado das despesas dos demais transportes até seu destino final ou quaisquer danos que venham a ocorrer durante o processo de envio.

Deseja saber mais? Entre em contato com a Fortte Log, empresa que presta atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades logísticas.http://www.forttelog.com.br/contato/

Não há posts relacionados encontrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *